Confira o Abstract do artigo sobre “Utilização clínica do Lumina-Porous® para enxerto ósseo heterógeno em seio maxilar: estudo preliminar com relato de dois casos clínicos”, por Douglas Rangel Goulart.
A reabilitação de pacientes edêntulos com implantes dentários depende de adequado suporte ósseo, a região posterior de maxila muitas vezes apresenta quantidade de tecido ósseo insuficiente, sendo necessária cirurgia para levantamento do seio maxilar e utilização de um enxerto.
Existem diversos materiais disponíveis, de forma que a escolha deve se basear em características do paciente e do material.
O objetivo deste trabalho é relatar dois casos clínicos em que foi realizada cirurgia para levantamento de seio maxilar bilateralmente, utilizando os substitutos ósseos Bio-Oss® e Lumina-Porous®.
Dois pacientes com edentulismo total de maxila foram submetidos à cirurgia de levantamento de seio maxilar, bilateralmente, sendo empregados os substitutos ósseos Bio-Oss® no lado direito, e Lumina-Porous® no lado esquerdo.
Depois de seis meses, a partir de um planejamento protético prévio, foi realizada a instalação de oito implantes para reabilitação com prótese fixa maxilar.
Não foram observadas diferenças quanto às complicações trans e pós-operatórias ou travamento inicial dos implantes.
Ambos os materiais apresentaram manutenção do volume adquirido durante a cirurgia.
Apesar da utilização do Bio-Oss® estar bem estabelecida na literatura, o Lumina-Porous® não apresenta o mesmo nível de evidência científica, de forma que são necessários mais estudos sobre esse material.
Palavras-chave: Levantamento do assoalho do seio maxilar. Materiais biocompatíveis. Implantes dentários